O sucesso de uma instituição depende, entre muitos fatores, do planejamento adequado das atividades e dos processos. Além disso, seja em uma empresa privada ou pública, o crescimento é resultado do produto oferecido, da qualificação e das pessoas envolvidas. Nesse sentido, a estrutura organizacional deve ser alinhada e bem estabelecida para atingir os objetivos.
Ademais, com o intuito de ter um benefício mútuo, entre funcionários e empresa, se fazem cada dia mais presentes e necessárias ferramentas que otimizem e deixem os processos compreensíveis para todos os públicos. A exemplo, cita se o Plano de Cargos e Salários.
O que é Plano de Cargos e Salários?
O Plano de Cargos e Salários (PCS) é um instrumento no qual se estabelece práticas para a equidade salarial e carreira de colaboradores, contribuindo significativamente com a gestão de pessoas. Em outras palavras, o PCS é um documento em que há uma organização da estrutura interna de funções e salários.
O estabelecimento do PCS é tido como uma alternativa empresarial que tem por objetivo promover o incentivo entre os colaboradores. A partir desta estratégia, os funcionários passam a ter uma visão de crescimento e desenvolvimento da carreira, bem como de novas habilidades. Além disso, por meio do plano de cargos e salários faz-se possível garantir que o colaborador possua uma remuneração justa pelo trabalho desenvolvido.
Esta ferramenta possui importância para as grandes empresas, mas também para médias e pequenas. Tal fato está atrelado com a possibilidade de propiciar uma gestão adequada dos colaboradores, assim como uma oportunidade para que estes identifiquem as possibilidades de crescimento.
No PCS, além das tarefas e responsabilidade de cada profissional, estabelece-se também as remunerações a serem recebidas. Assim, o plano se classifica como um instrumento de gestão de recursos humanos (RH). Em síntese, a partir da definição do PCS, tem-se uma organização do quadro de colaboradores, bem como a determinação do salário justo e compatível com o mercado.
Como elaborar um Plano de Cargos e Salários
O desenvolvimento e implementação de um plano de cargos e salários devem ser realizados de forma clara e precisa. Assim, é necessário que se tenha um consenso dentro da organização. Para tanto, se faz imprescindível conhecer o cenário atual da instituição, saber de fato qual é o modelo de gestão empreendido.
O sucesso na elaboração e execução do Plano de Cargos e Salários é dependente do comprometimento de todos os envolvidos. Ademais, a definição do PCS deve:
- Compreender o funcionamento da empresa: processos estratégicos e administrativos, políticas internas;
- Considerar a identificação de cada cargo e respectivas responsabilidades (descrição);
- Classificar a importância que cada cargo possui dentro da estrutura organizacional;
- Estabelecer faixa salarial, perfil técnico e comportamental necessário para cada cargo;
- Verificar a possibilidade de aumento na folha de pagamento;
- Apresentar o plano para os funcionários, esclarecendo a jornada que cada indivíduo pode seguir para crescimento dentro da empresa;
- Consolidar, de forma detalhada, o PCS por meio de um documento.
Em suma, o Plano de Cargos e Salário deve constar, em sua estrutura, a descrição dos cargos, funções, competências necessárias e planejamento para transição entre cargos.
Benefícios do Plano de Cargos e Salários
O PCS é uma forma para que os colaboradores visualizem as possibilidades de ascensão profissional. Em outras palavras, os funcionários podem melhor compreender o plano de carreira e, consequentemente, buscar cada dia mais se aperfeiçoar nas habilidades propostas e crescer dentro da empresa.
No aspecto econômico, o PCS permite que haja um melhor planejamento financeiro. Além disso, por meio desta ferramenta, outros benefícios podem ser destacados, por exemplo:
- Otimização dos processos de recrutamento;
- Evitar o acúmulo de tarefas;
- Não ocorrência de desvio de funções;
- Facilidade na mensuração de ações e resultados;
- Alinhamento a longo prazo no que diz respeito às expectativas, seja do funcionário ou da instituição;
- Guia para a estrutura organizacional;
- Demonstração do plano de carreira de forma clara e objetiva;
- Desenvolvimento profissional;
- Diminuição da rotatividade de funcionários;
- Eficiência na execução de uma atividade por parte do colaborador;
- Definição da política salarial;
- Definição das estratégias para remuneração em função das competências;
- Aumento de produtividade dos colaboradores;
- Identificação da necessidade de novas contratações;
- Equilíbrio entre os salários pagos pela empresa em comparação ao pago no mercado.
Aplicação nas Fundações de Apoio e demais instituições
Segurança e autorrealização são fatores de suma relevância na jornada de um colaborador. Assim, a elaboração de políticas e estratégias que impulsionem o crescimento do funcionário se faz necessária. Com tais ferramentas o profissional pode se empenhar, buscar por alternativas e traçar o caminho para se ter êxito na carreira.
Para subsidiar um melhor entendimento de como planejar e estabelecer tais aspectos, bem como compreender as medidas a serem realizadas, o Conveniar realizou mais uma edição do Compartilhando Boas Práticas. O evento contou com a participação de representantes de diversas fundações e de um consultor, profissional na área, Geraldo Romulo Duarte (Sócio Diretor da SOL-PROCESS: Soluções Organizacionais LTDA).
Na oportunidade foram discutidos os principais pontos a serem considerados na temática de Plano de Cargos e Salários. Assim, no nosso conteúdo você encontrará informações sobre como realizar avaliação dos cargos, importância da pesquisa de mercado, estabelecimento de faixas salariais, avaliação de desempenho, política e diretrizes de gestão do plano, dentre outros.
Compartilhar saberes e experiências, bem como promover a interação entre fundações estão dentre as prioridades do Conveniar. Assim, para saber mais, acesse o nosso conteúdo na íntegra no canal do YouTube ou clicando aqui.
Você pode também entrar em contato com os nossos especialistas para tirar mais dúvidas e saber sobre a temática. O conveniar está sempre à disposição para auxiliar e promover o desenvolvimento das fundações. Por fim, continue nos acompanhando, estamos constantemente disponibilizando dicas e conteúdo para melhorias no ambiente das Fundações de Apoio!