A comunicação entre softwares deve ser um processo altamente personalizado que depende de cada cliente e como se dá o funcionamento dos seus processos internos.
“Integração? Por que eu devo gerir mais de um software para atender a demanda da minha fundação? Quero um sistema que me atenda de maneira plena!”
Especialista x generalista
João trabalha há 10 anos na área de contabilidade. Conhece todos as dificuldades e os passos necessários para seguir à risca a legislação. É um exímio profissional e especialista no assunto. Conhece os processos do financeiro, mas não se aprofunda no assunto.
Jorge trabalha há 8 anos na área financeira. É especialista. Sabe como ninguém se relacionar com instituições financeiras, mantem a equipe na linha para entregar conciliações e baixas periódicas. Interage tranquilamente com os outros setores, apesar de não conhecer com detalhes as demais áreas.
Carlos, trabalha há 7 anos na área financeiro/contábil, consegue se virar nos dois setores. Não compromete, mas não é brilhante quando requisitado.
Você contrataria João e Jorge e faria os dois trabalharem em conjunto ou optaria pelo Carlos?
Em muitos casos, contratar só o Jorge e terceirizar a contabilidade já resolve os seus problemas, mas se o volume de pagamentos/recebimentos for muito grande, você terá que contratar um especialista em cada assunto, certo?
O trabalho do João e do Jorge deve ser integrado. É essencial que a interação entre os dois seja alinhada para um bom desempenho da fundação.
Com o Conveniar não é diferente, e é por isso que hoje vamos tratar do tema integração.
Quais são os modelos de integração oferecidos pelo Conveniar?
Sempre somos questionados sobre a disponibilidade de uma API estruturada para integração online dos fluxos financeiros e contábeis com outros softwares. Para um sistema focado em fundações de apoio e com um nicho de mercado bem específico, é nossa obrigação integrar com qualquer outro software em uso na fundação, desde que encaixe no processo atual e haja possibilidade para tal.
Quem dita o modelo de integração é a estrutura de comunicação disponibilizada pelo ERP. Temos integrações em funcionamento utilizando os seguintes métodos:
- Integração via troca de arquivos texto e Excel.
- Integração via banco de dados.
- Integração utilizando API Rest.
Independente do modelo escolhido, é importante que seja validado os impactos com todos os envolvidos no projeto.
Quais são os sistemas que já se comunicam com o Conveniar?
1 – ERPs financeiros
Para fundações que possuam um alto fluxo financeiro ou que já operam um sistema para pagamentos, recebimentos, cálculos de impostos e emissão de notas, o desafio é inserir o Conveniar nesse processo sem perda para a equipe financeira.
Todos os lançamentos aprovados no Conveniar são enviados para o ERP financeiro para execução do pagamento e posterior baixa. Quando baixados, o Conveniar é informado e todos os lançamentos são liquidados. Tudo isso de forma transparente para os usuários envolvidos.
2 – Sistemas contábeis
Para as fundações que utilizam o módulo financeiro do Conveniar, ao finalizar o processo de pagamento e baixa do título, os lançamentos financeiros são enviados diretamente para o sistema da equipe contábil para os devidos tratamentos.
3 – Sistemas de folha
As folhas de pagamento são lançadas no Conveniar como informação essencial para a gestão de projetos. Caso a fundação tenha um sistema para cálculo detalhado da folha, há duas formas distintas de integração:
- Importação no Conveniar da folha de pagamento gerada pelo sistema de folha: é útil quando existem folhas de pagamento extensas ou quando os dados consolidados lançados no Conveniar não são suficientes para a prestação de contas.
- Envio dos pagamentos de pessoa física (com ou sem cálculo de impostos) para os devidos tratamentos do eSocial.
4 – Meios digitais de pagamento
Para possibilitar outros meios de pagamento na gestão dos cursos e eventos, o Conveniar desenvolveu a integração com os sistemas financeiros da Cielo e da IUGU.
Seja com tarifas mais em conta para as transações financeiras ou a possibilidade de pagamento com cartão de crédito. O importante é abrir o leque de opções para os interessados em participar de cursos e/ou eventos promovidos pela fundação.
5 – Entidades financiadores
Especialmente para as fundações de Minas Gerais, o Conveniar oferece a integração com o Everest, sistema de gestão de convênios da FAPEMIG.
Tanto para o cadastro dos projetos nos moldes exigidos pela entidade, quanto na geração automática das prestações de conta, a integração oferece agilidade e facilidade no atendimento das demandas impostas pela FAPEMIG.
6 – Sistemas bancários
A comunicação com os sistemas bancários está garantida pelo Conveniar. O sistema possui integrações com os principais bancos brasileiros: Banco do Brasil, Itáu, SICOOB, Caixa Econômica, Santander, Bradesco e Mercantil do Brasil.
Todos eles atendem a recente demanda de registro dos boletos. Alguns já possuem registro automático das remessas, utilizando o serviço de comércio eletrônico.
Para o Banco do Brasil, em especial, o Conveniar oferece também a integração completa para envio de pagamentos e retorno de baixas. Ganho de agilidade e eficiência no dia a dia do financeiro.
A solução personalizada
Cada integração é única. Valorizamos a personalização e a necessidade do cliente. Nosso processo de integração vai muito além da criação de rotinas e códigos. Analisamos os processos impactados, alinhamos com a equipe as informações que serão enviadas e recebidas, testamos o processo com os setores da fundação e ajustamos quando necessário.
O mais importante é a adaptabilidade do Conveniar frente as demandas da fundação. Com uma estrutura de integração consolidada, o sistema oferece uma base sólida para personalização e comunicação com diferentes estruturas.