Boas Práticas

Compartilhando Boas Práticas: Conectividade e Integrações com o Banco do Brasil

Escrito por Conveniar

O Conveniar possui como missão auxiliar as fundações, isto é, fornecer e prover alternativas que impliquem em uma boa gestão e crescimento das mesmas. Assim, no IV evento online sobre boas práticas, promovido pelo Conveniar, a temática discutida foi Conectividade e Integrações com o Banco do Brasil. A realização destes eventos tem como objetivo apresentar subsídios que direcionem e ajudem as fundações de apoio. Além disso, os encontros propiciam que as fundações troquem experiências, uma vez que a integração permite debater e solucionar problemas comuns.

Sempre buscando o avanço e crescimento, o Conveniar firmou parceria com o Banco do Brasil. Este passo possui grande relevância, pois proporciona melhorias para as fundações, criando oportunidades que guiem o dia a dia dessas instituições. Além disso, a relação entre as partes traz novidades e soluções para as demandas das fundações.

O IV Compartilhando Boas Práticas contou com a participação do Paulo Márcio e Matheus Bressan, como mediadores e representantes do Conveniar, bem como de dois integrantes do Banco do Brasil, o Renan Dornelas e o Islou Pereira. Além disso, houve a participação de 15 fundações, representando diversas regiões do Brasil.

Renan e Islou são gerentes de Cash Management, sendo que ambos trabalham na Diretoria de Meios de Pagamentos e Serviços do Banco do Brasil. Dentre as principais atribuições dos palestrantes, ressalta-se a função de prestar consultoria em meios de pagamento e otimização dos processos de gestão de fluxo de caixa, principalmente no que concerne à inovação tecnológica.

Ao longo do evento, Renan e Islou apresentaram os conceitos de um novo cenário bancário para o público, com boas perspectivas de negócio, tanto no quesito operacional quanto financeiro. Além disso, os palestrantes se colocaram à disposição para questionamentos.

A conectividade e integrações representam um mundo de novas soluções bancárias. Um exemplo mais recente, é a nova forma de pagamento e recebimento, o PIX. Assim, tendo em vista toda essa revolução no mercado, os palestrantes abordaram sobre o Open Banking e APIs (Interface de Programação de Aplicações).

Open Banking

Também conhecido como mercado aberto ou sistema financeiro aberto, tem como objetivo prover facilidade para o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica.

Na atualidade, o cliente ainda não é visto como cliente do sistema financeiro como um todo. Em outras palavras, o relacionamento do cliente com uma instituição financeira não é compartilhado com outra. Nesse sentido, há uma certa dificuldade em se competir e estabelecer melhores serviços ao cliente. A exemplo, cita-se o fornecimento de soluções e tarifas diferenciadas. Em suma, os bancos possuem uma visão micro do cliente. Contudo, a partir do Open Banking, a instituição bancária passará a ver a movimentação financeira do cliente em outro banco, uma vez que o mesmo será cliente do sistema financeiro.

Esta nova modalidade traz a possibilidade de o banco personalizar soluções e serviços para o cliente. Além disso, fornece ao cliente a prerrogativa de gerenciar as próprias finanças, a partir de outras plataformas, como por exemplo, por meio do Conveniar.

APIs (Interface de Programação de Aplicações)

As APIs são definidas como uma ponte que interliga sistemas diferentes. Estas interfaces geram uma conectividade robusta e facilita a troca de dados e informações. No Banco do Brasil, as principais aplicabilidades das APIs são:

  • API de cobrança;
  • API de pagamentos;
  • API de PIX;
  • Arrecadação Integrada com PIX;
  • API de Autorização Débito Automático.

A partir do uso de APIs ocorrem diversos ganhos operacionais e consequentemente, ganho financeiro. Ressalta-se que os procedimentos são realizados de forma online, o que é benéfico para os processos de gestão, por exemplo, remessa e retorno.

Ademais, os palestrantes destacaram a existência de outras integrações, mas que provavelmente serão aprimoradas com as APIs. Cita-se:

  • Abertura de conta massificada;
  • Pagamento de salários;
  • Automação de extratos;
  • Iniciador de pagamentos;
  • API 3.0 Cielo;
  • BB SAI.

A interação visa agilidade na gestão das fundações. Assim, para ficar por dentro dessas e muitas outras novidades da parceria entre o Conveniar e o Banco do Brasil, acesse o nosso canal do Youtube, ou clique aqui! Você terá acesso ao evento na íntegra e poderá aprofundar o conhecimento quanto a temática.

Fica aqui o convite para que você continue nos acompanhando! Sempre que oportuno, estaremos promovendo e trazendo mais soluções e interações no que diz respeito as Boas Práticas que poderão ser realizadas pelas Fundações de Apoio.

Sobre o autor

Conveniar