No primeiro texto que publicamos aqui acerca do nosso evento online sobre Boas Práticas, vocês ficaram por dentro da comercialização de produtos e serviços pelas Fundações de Apoio. Dando continuidade ao compartilhamento dessas Boas Práticas, hoje iremos abordar um assunto muito interessante e fundamental para o sucesso de qualquer empreitada: como a liderança pode impactar nos resultados da Fundação de Apoio.
Na 3ª Edição do Compartilhando Boas Práticas da Conveniar, contamos com a participação de dois palestrantes: Paulo Chequer (empreendedorismo e lideranças) e Paulo Márcio (Conveniar). Confira a seguir um breve resumo dos principais pontos que foram abordados por esses experientes palestrantes.
- Paulo Chequer (Empreendedorismo e liderança): nessa primeira apresentação, o palestrante compartilhou conosco dois fatores cruciais que embasam uma liderança de sucesso. O primeiro é a consciência, ou seja, é importante que o líder estabeleça metas, processos e ações bem fundamentadas para se atingir os resultados previstos. Para tanto, é necessário desenvolver consciência, ou seja, compreender para onde a fundação está indo e onde se deseja chegar. A partir desse ponto, se estabelecem as metas para fazer isso acontecer. É fundamental se comunicar com os envolvidos, delegar processos, treinar e reconhecer. Ou seja, é por meio da comunicação que se consegue atingir o nível de consciência necessário para que a fundação atinja as suas metas. O segundo fator crucial para uma boa liderança é a responsabilização: é necessário que o líder da fundação assuma as responsabilidades para poder cobrar o mesmo da sua equipe. Outro ponto importante para se atingir os resultados esperados da sua fundação, é a aplicação de processos bem definidos. Em algumas situações, pode ser que a fundação tenha processos estabelecidos, porém, a conexão entre os diferentes setores é falha. Nesse sentido, é importante se preocupar com as pessoas que fazem parte da equipe, no sentido de realizar treinamentos e promover o desenvolvimento pessoal. Para finalizar, o palestrante falou da importância de uma gestão de recursos otimizada.
- Paulo Márcio (Conveniar): após entender os fatores cruciais por trás de uma liderança de sucesso, é necessário colocar todo esse conhecimento em prática. Nessa apresentação, o palestrante demonstrou como fazer isso. Para tanto, ele indica utilizar uma metodologia, denominada como OKR (Objectives and Key Results). Essa metodologia, se baseia em uma gestão por resultados. A OKR consiste na definição de metas que disciplinam a equipe e a mantém unida para trabalhar. Outra característica da OKR é ser embasada em desafios a serem cumpridos. Estruturar uma OKR é relativamente simples: a cada início de ano, a fundação precisa estabelecer os seus critérios de sucesso, ou seja, as suas metas para o final do ano, que podem variar de 1 a 3. Após a definição do critério de sucesso, são definidos os objetivos e os resultados-chave, que podem ser divididos por trimestre, por exemplo. De maneira simplificada, os objetivos dizem respeito a algo que se deseja alcançar a cada trimestre e os resultados-chave consistem na medição se o objetivo foi alcançado ou não. Partindo dessas informações, já é possível montar a OKR da fundação. Algumas vantagens de se utilizar a OKR são: método simples, acompanhamento das atividades em ciclos curtos, descentralização dos processos decisórios, foco no que realmente é importante, geração de indicadores de evolução dos objetivos traçados, maior comunicação e alinhamento entre as equipes, autonomia e transparência. Além da metodologia apresentada, o palestrante também indicou uma ferramenta para organizar a OKR: o Trello. O Trello se baseia em uma gestão à vista, em que é possível adicionar cartões visuais com diferentes itens, como: atividades a se fazer, fazendo e feitas. Nesses cartões, é também possível adicionar prazos, participantes das atividades, checklist, alertas, comentários, entre outros. É uma ferramenta interessante por trazer uma visão global do que está acontecendo, além de permitir a criação de fluxos de trabalho, automação de processos e tarefas e melhorar a comunicação entre a equipe.
Esses foram os principais pontos abordados no III Compartilhando Boas Práticas Conveniar. Para se aprofundar mais sobre esses assuntos, indicamos que assistam ao evento na íntegra, acessando o nosso canal do Youtube, ou clicando aqui! Continuem nos acompanhando por aqui! Em breve, traremos outras valiosas informações sobre as Boas Práticas para serem implementadas pelas Fundações de Apoio.