Muitas são as produções cinematográficas que marcam nossa história e acabam fazendo parte do nosso dia-a-dia. Os fãs da saga de Star Wars são um dos mais engajados e levam os ensinamentos do filme super a sério. Entrando no clima, fizemos um checklist de 7 aprendizados que podemos tirar da famosa história de guerra das estrelas. Vamos lá?
1. Errar é a única forma de você estar mais perto de acertar
Em toda a saga, a Resistência tenta atacar o Império e muitas das vezes eles falham, retornam, se recolhem e mudam as estratégias para voltarem mais fortes na próxima etapa. Não é da primeira vez que eles vencem.
Ensinamento: Tomou uma decisão errada? Volte, replaneje, se fortaleça. Assuma a falha e aprenda com ela. Faça do erro um passo para estar mais perto de acertar. Nos negócios quanto mais rápido e barato você errar, melhor. Mais rápido você roda o ciclo de feedback tão assertivo de Eric Ries, escritor do best seller A Startup Enxuta. Construa, meça os resultados e aprenda com os erros e acertos.
2. Tenha (seja) um mestre
Yoda (o foda dos fodas!) durante toda a saga busca ensinar e repassar todo o seu ensinamento para os Jedis. Sempre se doando e sem medo de que alguém se torne melhor do que ele.
Ensinamento: Conhecimento é algo que deve ser transmitido. Tudo, absolutamente tudo deve ser compartilhado para que os times possam ser empoderados e tenham autonomia para tomar decisões que façam com que toda organização evolua sempre. Um aprendizado de um setor específico pode melhorar o processo de outra área ou mesmo um problema, acrescido da experiência de diferentes atores na fundação, terá uma solução mais rica e eficiente. Saiba ser o mestre que sua equipe precisa.
3. Foco em equipes
Por ter um objetivo comum que os une e MUITO TREINAMENTO, a Resistência consegue vencer o Império (depois de algumas derrotas) mesmo tendo o menor grupo de integrantes, mas são pessoas que trabalham juntas e se complementando.
Ensinamento: Não importa o tamanho da sua equipe, importa o quão preparada ela se encontra. Faça do seu time um verdadeiro time de Jedis.
4. Invista em Ferramentas
Treinar pessoas é importante. Mas também é fundamental que a organização invista em tecnologia e ferramentas que facilitam o operacional. Os droides, C3P0 e R2D2 são essenciais para cada vitória e desafios enfrentados pelo grupo.
Ensinamento: A tecnologia pode somar para que o seu time saia sempre na frente. Além de facilitar o trabalho e otimizar a entrega em tempo hábil, papéis e inúmeras planilhas de Excel favorecem a discrepância entre os números e acaba dando retrabalho e relatórios incertos, o que impacta diretamente em decisões tomadas erroneamente.
5. Conheça seu Time
Finn, uma das peças que ajuda a Resistência nos combates, era um soldado do próprio Império que no decorrer da trama não se identificou com os valores e a forma de execução do Império. Foge e se junta a Resistência.
Ensinamento: Busque conhecer seus colaboradores para assim alocá-los em funções que vão ao encontro dos seus verdadeiros valores. Além de engajar e trabalhar a satisfação do colaborador, também contribui para que ele performe melhor e os resultados da fundação sejam melhores. Não mantenha pessoas no seu time que não estejam comprometidas com o objetivo proposto.
6. Acredite em tudo que se propõe a fazer
Quando o icônico personagem Luke começa a fazer algo e não consegue, desabafa com seu mestre Yoda: ‘eu não acredito’. A resposta do mestre dos mestres não podia ser diferente: É por isso que você fracassa.
Ensinamento: Fazer algo que não acreditamos verdadeiramente e que não esteja alinhado com nosso propósito já é meio caminho para resultados ruins ou mesmo a ausência total deles. Levantar todos os dias para fazer tarefas e gerenciar situações que não fazem sentido para você, só te deixa mais distante de onde quer chegar. Pense nos coordenadores de projeto que confiam no seu trabalho e na quantidade de pessoas impactadas pelas suas atividades. Acredite e faça o seu melhor. Ou pivote a trajetória o quanto antes.
7. O que eu posso fazer com os recursos que tenho?
Já diria Star Wars: lembre-se, o seu foco determina a sua realidade. Nem sempre temos tudo o que precisamos para executar nosso potencial. Mas isso nunca foi impeditivo para alcançar o resultado desejado.
Ensinamento: Dentro das ferramentas que você tem para executar ao máximo o seu potencial dentro da fundação, o quão longe você consegue ir? Existem soluções que podem complementar o seu trabalho e melhorar a sua entrega? Estude, corra atrás e dialogue com os colegas de time. Juntos vocês podem buscar produtos ou serviços que auxiliem a gestão e controle de processos.