Modelo Conveniar Produtividade

O Experience Learning e o compromisso com o aprendizado de software

Desde criança escutamos nossos pais insistindo sobre a importância de estudar, buscar novos aprendizados e se capacitar constantemente. É um caminho sem volta que, se não garante o seu sucesso, te dá plenas condições de almejar objetivos maiores e mais desafiadores.

Nessa caminhada alguns são mais privilegiados que outros. Sempre tem aquela pessoa que estudou em uma escola de qualidade, vivenciou diferentes metodologias de ensino importadas das melhores escolas do mundo. Por outro lado, a grande maioria não tem essa oportunidade. Com certeza isso não é um impeditivo, mas é um dificultador.

Independente do meio que você vive, a preparação é condição necessária para performar bem. Obviamente, o caminho percorrido influencia muito, podendo favorecer alguns e desprivilegiar outros.

A metodologia utilizada no processo de ensino influencia totalmente no aprendizado e, consequentemente, no desempenho.

Em todos esses anos trabalhando como consultor de fundações de apoio e vivenciando também a área de tecnologia, tive a oportunidade de observar o quanto isso se aplica na utilização correta de um software. ERPs excelentes, líderes de mercado, sendo recusados pelos seus usuários.

O uso incorreto e incompleto de uma ferramenta é a tradução do “inferno” para um fornecedor de software. O segredo reside na metodologia de ensino utilizada, na preparação do instrutor, e claro, na qualidade comprovada do seu sistema de gestão.

Aprendizado é coisa séria. No Conveniar sempre nos perguntávamos sobre como poderíamos transmitir o conhecimento da ferramenta de forma que o aprendizado fosse maximizado. Como tornar o processo mais leve e gerar interesse dos participantes? Foi um desafio, mas encontramos uma metodologia que atendia as nossas necessidades e ela se chamava Experience Learning.

Talvez passe mais credibilidade por ser em outro idioma, a sonoridade é boa, mas nada disso foi parâmetro para a adoção. Experience Learning é uma metodologia de ensino criado pela Perestroika, uma escola de atividades criativas reconhecida mundialmente. A criação da metodologia levou em consideração conceitos clássicos de educação, aprendizados empíricos, movimentos contemporâneos de ensino e os 4 pilares da Unesco para educação.

Experience Learning

O resultado está disponível gratuitamente para download.

O Conveniar identificou a oportunidade e criou a metodologia de ensino da ferramenta. O resultado de todo esse trabalho é um documento com mais de 30 páginas que adaptamos às necessidades de cada fundação, cada qual com a sua peculiaridade.

Experience Learning

Framework de curso do Conveniar

Quais são os pilares da nossa metodologia?

Experiência

Toda a vivência adquirida em consultorias, auditorias, implantações e eventos do setor são insumos para o crescimento. Cada fundação implantada traz aprendizados que são compartilhados em cada treinamento.

A crença é de que, ao trazer as melhores práticas, todo o movimento de fundações de apoio se fortalece. Benchmarking na veia!

Aprendizado na prática

Existem inúmeros estímulos que fazem parte do nosso processo de aprendizado. Alguns preferem ouvir, outros aprendem mais rápido com estímulos visuais, mas é inegável que aprendemos mais quando colocamos em prática, vivenciando situações reais.

Em cada treinamento os participantes são desafiados a praticar. Seja acompanhando no sistema cada passo exposto pelo consultor, lançando aquele projeto importante da fundação, ou ainda, resolvendo exercícios práticos.

Compromisso com o grupo

Cada pessoa possui um ritmo de aprendizado que deve ser respeitado. O consultor deve garantir que cada participante tenha compreendido os pontos mais importantes abordados na aula. Cada aula tem a sua “entrega mínima” e esse deve ser o limite inferior de entendimento dos participantes.

Experience Learning

Estrutura da aula de Cadastro Básico de Projetos do Conveniar

O aprendizado é individual, mas o compromisso é com o grupo. Se todos atingirem o resultado esperado, o treinamento foi um sucesso.

Acompanhamento constante

Apesar de ser dividido em aulas, o sistema é um ambiente novo para o participante. O volume de informações absorvidas é alto. Muitas técnicas são utilizadas para maximizar o aprendizado, mas, além da prática, deve haver acompanhamento constante.

O acompanhamento garante que o uso do sistema seja correto desde o primeiro acesso. O erro faz parte do processo de aprendizado. Se acompanhado de perto, o usuário dificilmente cometerá o mesmo equívoco.

Seja pelo suporte, pela atuação da consultoria pós-implantação ou pelo contato com a equipe de sucesso do cliente, o objetivo é garantir que o Conveniar esteja sendo usado de maneira plena, dentro dos processos definidos para cada fundação, afinal, o sucesso da implantação depende do quão bem os gestores utilizam o sistema.

Em resumo, a metodologia desenvolvida é sólida, mas não é garantia de aprendizado. Na absorção do conteúdo também há uma parcela importante de responsabilidade do receptor. O Experience Learning demonstra o carinho que a equipe do Conveniar tem com todo o processo e o respeito pelo investimento financeiro e pela expectativa criada por cada cliente.

Afinal, aprendizado é coisa séria!

Sobre o autor

João Paulo Peixoto de Amorim

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa, atualmente é sócio e diretor do Conveniar. Atua com consultoria, auditoria e implantação do sistema em fundações de apoio. Apaixonado por tecnologia e gestão, acredita que esse é o caminho para se criar um ambiente de excelência na gestão das fundações.