As fundações têm apresentando cada vez mais diversidade em seus setores. O diploma não indica, necessariamente, a área de atuação das pessoas que nela se encontram. É possível ver pessoas com formações especificas atuando em funções cada vez mais distintas à sua formação, e isso se dá porque as organizações, de maneira geral, têm valorizado muito mais as competências e atitudes do que o diploma em si. Frente a este cenário, e em um ambiente tão vasto e distinto, como criar engajamento entre todos os departamentos de uma fundação de apoio?
Faremos aqui, um paralelo das fundações com times de futebol, afinal, de técnico todo mundo tem um pouco!
1 – Tenha objetivos claros e transparentes
Assim como no futebol, qualquer fundação precisa saber onde quer chegar. É importante que os times sejam orientados por metas claras e objetivas. Uma dica importante de como definir metas é a metodologia OKR (já falamos dela no artigo “OKR: A metodologia perfeita para a gestão de fundações de apoio”).
Trilhar o caminho e apontar para onde o time precisa chegar, norteia todo o sentido das ações cotidianas. No futebol esta meta é clara. O sentido da ação se dá sempre para o gol, pois é ele a garantia da vitória. As fundações precisam então apontar os seus times para quais gols precisam marcar. E é justamente as habilidades distintas, cada um com as suas potencialidades, que somadas garantem o sucesso da equipe rumo a uma meta estabelecida.
Quais gols a minha fundação deseja marcar? Qual é o planejamento para daqui um ano? Onde desejamos chegar nos próximos cinco anos? É extremamente importante que a estratégia esteja alinhada com todos os setores e que todos os funcionários, seja o estagiário ou o gerente, devem conhecer as metas da fundação. Só assim eles poderão atacar para o mesmo lado e com o mesmo objetivo.
2 – Defina metas pessoais para seu time
Além do gol e do sucesso do time, os jogadores também possuem metas pessoais. Os colaboradores precisam entender quais os ganhos pessoais eles possuem estando vinculados a sua fundação de apoio. Afinal, ele consegue entender que assim como ajuda a fundação, também é ajudado por ela. E é esta mutualidade que garante maior engajamento e maior contribuição.
3 – Reconheça o trabalho realizado
Outro ponto a ser considerado é que todas as pessoas possuem necessidades de reconhecimento. É preciso a todo momento motivar, pontuando e enaltecendo o que cada colaborador contribui de forma individual para o coletivo. É o reconhecimento que ajuda a motivar e estabelece uma relação de confiança com a fundação.
4 – Dê feedback constante
Feedback, feedback e feedback! Muito falado, porém, pouco usado na sua forma eficaz. As potencialidades precisam, e devem, ser enaltecidas e compartilhadas com todos do time. Já as falhas, devem ser feitas individualmente e seguidas de um plano de correção. O que geralmente acontece é que, dá-se o feedback, porém, apontando somente o problema. O feedback é composto pelo apontamento do problema somado a um plano de ação rumo a solução.
5 – Recompense a equipe pelos bons resultados
Por último, e não menos importante, um time que consegue se orientar, definir os gols, os passes, e ter um bom entrosamento, sem dúvida será um time de sucesso. Por isso, merecem, e devem ser recompensados. Todos querem ser reconhecidos e motivados, mas precisam também ser recompensados pelo resultado que entregam. Não necessariamente esse reconhecimento deve ser financeiro.
Ainda que simplórios, estes cinco apontamentos acima merecem destaque, e podem ajudar a sua fundação a ter um time mais engajado, e “batendo um bolão”.
Ah! E fica evidente também importância de um “técnico” com um olhar mais crítico às necessidades, tanto da fundação, quanto do time. Mas isso é assunto para um próximo post!
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