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5 Dicas de como usar o marketing para gerar mais recursos para a sua fundação

5 Dicas de como usar o marketing para gerar mais recursos para a sua fundação
Escrito por Giancarlo Gomides

Vivemos um momento de grandes mudanças estruturais em nossa economia, política e na sociedade como um todo, e isso também impacta diretamente as fundações de apoio às universidades.

A expansão do terceiro setor nos últimos anos aliado a redução de fontes financiadoras de projetos agravado pela crise que vivemos, acirraram ainda mais a concorrência para obter financiamentos, o que coloca em risco a continuidade de algumas fundações no mercado.

O marketing tem um papel cada vez mais importante na relação entre empresas e consumidores, sendo um pilar dessas instituições para permanecerem ativas no mercado.

Mas o marketing também pode ser aplicado em uma instituição sem fins lucrativos? Com toda certeza, não só pode como deve ser. O marketing é totalmente imprescindível para as instituições que buscam um relacionamento satisfatório com os seus consumidores ou com a sociedade que, de maneira geral, está envolvida em seus projetos.

O marketing deve dar apoio a divulgação de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional e inovação tecnológica que são realizados pela fundação e que vão impactar positivamente toda a comunidade acadêmica.

Fazendo um paralelo do marketing, as empresas tradicionais enfrentam a concorrência por consumidores, as fundações enfrentam a concorrência por recursos. Dessa forma, o trabalho de marketing bem feito dentro das fundações pode garantir maior divulgação de seus projetos, melhor relacionamento com o coordenador e um fortalecimento da identidade visual da instituição.

Então vamos as 5 dicas fundamentais para você começar a desenvolver um trabalho de marketing dentro da sua fundação:

 

1) Tudo começa por Pessoas

Ter especialistas fazendo o trabalho de sua área é uma premissa indispensável para que os resultados possam ocorrer.  Não colocaremos um bisturi nas mãos de um engenheiro para realizar uma cirurgia, por mais simples que seja. E também não vamos colocar o médico para fazer o projeto de uma casa. Em muitas fundações ainda encontramos aquela pessoa que quebra o galho no trabalho de comunicação e marketing. Pensando em trabalho bem feito, com ética e responsabilidade, com certeza esse não é caminho.

Profissionais capacitados e preparados não são custos, e sim, investimentos para as empresas, seja de qualquer setor. Isso ajuda a deixar os processos mais rápidos, eficazes e com resultados mais positivos.

Aqui vale ressaltar também a importância de se treinar e manter um time sempre atualizado com as mais modernas práticas e ferramentas do mercado.

2) Cultura, como um alicerce de qualquer empresa

A cultura também possui um grande peso dentro dessa nova estrutura. Conforme já mencionado anteriormente, nesse momento de grandes mudanças e que devemos acompanhar a evolução tecnológica, econômica e social, ficar enraizado a modelos do passado é sentenciar a sua morte. Se não souber se adaptar ao momento atual que vivemos, nenhuma ação de marketing será suficiente.

É preciso romper com certos modelos adotados e entender que as nossas relações sociais, pessoais e profissionais passaram por uma grande transformação nos últimos anos.

Hoje é tudo mais dinâmico, rápido e devemos compreender que vivemos na era da velocidade. É importante ressaltar que uma mudança cultural (status quo) não é algo do dia para a noite. O papel ativo do gestor nessa ruptura e abertura ao novo, que estimula todos que fazem parte das instituições a pensarem de maneira diferente e com liberdade de ações, será um passo importante para atingir os objetivos propostos.

3) Relações Públicas

Em uma organização sem fins lucrativos a ética, transparência e responsabilidade com recursos públicos devem estar de fácil acesso e chegar aos stakeholders de maneira eficiente. Para que isso ocorra, as relações públicas ocupam um papel de destaque nesse cenário.

Passando a ter profissionais certos para executar essas atividades, as Relações Públicas assumem 4 funções principais:

  • Planejamento de crises, ou seja, criar um plano de ação que possa incluir todos os cenários negativospossíveis que sua fundação pode enfrentar, e de que forma ela vai lidar e tentar sair de cada um deles.
  • Definição de um calendário de divulgação, seja semanal, mensal ou anual e que tenha as notícias que geram grande impacto positivo para a fundação.
  • Atualização de mailing, com uma boa base de profissionais que trabalham nos mais variados veículos de imprensa e identificar quais são os mais estratégicos e próximos do nosso público-alvo.
  • Pesquisas junto ao público das fundações que irá ajudar a alinhar as expectativas de coordenadores, pesquisadores e de todos que estão envolvidos no projeto com relação as atividades geradas pela fundação.

4 ) Sites

O site deve ser um canal de divulgação dos projetos, ações e eventos. Sempre atualizado e deixando bem claro qual a maior proposta de valor entregue pela fundação. Pode parecer coisa boba, mas muitas fundações não têm o devido cuidado com esse importante canal de geração de conteúdo, deixando-o desatualizado e de difícil navegação.

Outro ponto de destaque é que apenas ter um site não significa nada se ele não tiver acessos. É como ter uma linda loja na avenida principal da cidade e ninguém entrar. Por isso estratégias de SEO, Google Ad Words, Ads Facebook, parceria com blogs especializados, sites parceiros e redes sociais são fundamentais para que possam alcançar cada vez mais o seu público-alvo.

Dica: Exponha e dê muito destaque aos casos de sucessos de sua fundação. Os projetos que mais se destacaram, ganharam prêmios e impactaram de forma significativa toda a comunidade. Esse trabalho também deve ser acompanhado de Relações Públicas para que possa ter ainda mais resultado.

Use o site para fazer a divulgação dos principais eventos que irão acontecer e para informar os eventos que os profissionais da fundação estiveram presentes. Isso fortalece ainda mais o nome da fundação.

Por fim, tenha um espaço para que os interessados possam entrar em contato. Não deixe essa informação escondida dentro do site. Afinal de contas, o que buscamos aqui é superar os desafios para que os coordenadores sintam confiança e possam se interessar. Então, quanto mais fácil encontrar o canal de contato, mais chances de isso acontecer.

 

5) Redes Sociais

Ninguém pode duvidar do poder que as redes sociais têm em nossas vidas nos dias atuais. Seja pessoal ou profissionalmente, elas mudaram drasticamente a nossa maneira de se relacionar. Cabe as fundações saber usar isso a seu favor. Ainda mais no que tange a instituições do terceiro setor, o trabalho principal através das redes sociais é criar um laço ainda maior com a sociedade mostrando de maneira dinâmica o impacto social, econômico e cultural de cada fundação dentro da sua comunidade.
Podemos destacar dentre as seguintes:

  • Facebook: a maior rede social do mundo. Com certeza grande parte das pessoas que são impactadas pelos projetos das fundações estão dentro dessa rede social. É possível criar campanhas segmentadas e direcionar o conteúdo que desejamos distribuir diretamente para o público-alvo. Isso torna a comunicação muito mais eficiente e efetiva.
  • Linkedin: A rede social específica para as relações profissionais. Possui um grande engajamento entre os usuários já que os assuntos são mais direcionados para a questão profissional. É um ótimo canal para gerar autoridade e tornar-se referência na área. Uma plataforma perfeita para networking e conquistar novos clientes.

 

6) Dica Bônus: E-mail marketing

Manter um relacionamento contínuo com a sua base é muito importante. O e-mail marketing é uma ótima estratégia de marketing para gerar informativos periódicos, notícias mais relevantes e manter o seu público informado gerando conteúdo de qualidade. Deve-se tomar alguns cuidados como: usar ferramenta de envio específica, evitar usar listas de e-mails compradas, evitar enviar e-mails em excesso, ter a opção de descadastramento para os usuários que não desejam mais receber, entre outros cuidados. Isso ajudar a manter uma alta taxa de entrega e não ser caracterizado como spam, o que poderia comprometer os resultados desse canal.

Todo o trabalho de marketing da fundação deve estar alinhado com sua proposta de valor para que todos que sejam impactados possam entender de forma clara o real sentido dessas ações. Para as fundações que souberem se adequar as mudanças que vivemos nos dias atuais, o marketing será um grande parceiro na conquista de recursos para os novos projetos.

Sobre o autor

Giancarlo Gomides